sexta-feira, 15 de abril de 2011

Verão


Não é plagio! (com a sorte que ando melhor escrever em vermelho) Autoria de Luis Fernado Verissimo.



Chegou o verão!

Verão também é sinônimo de pouca roupa e muito chifre, pouca cintura
e muita gordura, pouco trabalho e muita micose.

Verão é picolé de Kisuco no palito reciclado, é milho cozido na água
da torneira, é coco verde aberto pra comer a gosminha branca.

Verão é prisão de ventre de uma semana e pé inchado que não entra no
tênis.

Mas o principal ponto do verão é.... A praia!

Ah, como é bela a praia.

Os cachorros fazem cocô e as crianças pegam pra fazer coleção.

Os casais jogam frescobol e acertam a bolinha na cabeça das véias.

Os jovens de jet ski atropelam os surfistas, que por sua vez, miram a
prancha pra abrir a cabeça dos banhistas.

O melhor programa pra quem vai à praia é chegar bem cedo, antes do
sorveteiro, quando o sol ainda está fraco e as famílias estão
chegando.

Muito bonito ver aquelas pessoas carregando vinte cadeiras, três
geladeiras de isopor, cinco guarda-sóis, raquete, frango, farofa,
toalha, bola, balde, chapéu e prancha, acreditando que estão de
férias.

Em menos de cinqüenta minutos, todos já estão instalados, besuntados
e prontos pra enterrar a avó na areia.

E as crianças? Ah, que gracinhas! Os bebês chorando de desidratação,
as crianças pequenas se socando por uma conchinha do mar, os
adolescentes ouvindo walkman enquanto dormem.

As mulheres também têm muita diversão na praia, como buscar o filho
afogado e caminhar vinte quilômetros pra encontrar o outro pé do
chinelo.

Já os homens ficam com as tarefas mais chatas, como furar a areia pra
fincar o cabo do guarda-sol.

É mais fácil achar petróleo do que conseguir fazer o guarda-sol ficar
em pé.

Mas tudo isso não conta, diante da alegria, da felicidade, da
maravilha que é entrar no mar!

Aquela água tão cristalina, que dá pra ver os cardumes de latinha de
cerveja no fundo.

Aquela sensação de boiar na salmoura como um pepino em conserva.

Depois de um belo banho de mar, com o rego cheio de sal e a periquita
cheia de areia, vem àquela vontade de fritar na chapa.

A gente abre a esteira velha, com o cheiro de velório de bode, bota o
chapéu, os óculos escuros e puxa um ronco bacaninha.

Isso é paz, isso é amor, isso é o absurdo do calor!!!!!

Mas, claro, tudo tem seu lado bom.

E à noite o sol vai embora.

Todo mundo volta pra casa tostado e vermelho como mortadela, toma
banho e deixa o sabonete cheio de areia pro próximo.

O shampoo acaba e a gente acaba lavando a cabeça com qualquer coisa,
desde creme de barbear até desinfetante de privada.

As toalhas, com aquele cheirinho de mofo que só a casa da praia
oferece.

Aí, uma bela macarronada pra entupir o bucho e uma dormidinha na rede
pra adquirir um bom torcicolo e ralar as costas queimadas.

O dia termina com uma boa rodada de tranca e uma briga em família.

Todo mundo vai dormir bêbado e emburrado, babando na fronha e
torcendo, pra que na manhã seguinte, faça aquele sol e todo mundo
possa se encontrar no mesmo inferno tropical...
Luís Fernando Veríssimo

quarta-feira, 16 de março de 2011

ACREDITE SE QUISER !

Não possuindo nenhuma palavra para a devida introdução , vamos começar asim:



Um dia desses ai, aliáis bem recente, cabendo comentar que a causa de agora eu possuir um BLOG, tenha sido culpa dessa cidadã, que obviamente não me lembro o nome, Euzinha depois de muito adiar a minha ida ao CORREIO (parecia premonição), com a simples tarefa de postar uma notificação a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), levantei-me de minha confortável cadeira e fui, com um lindo envelope pardo nas mãos, com o endereçamento em letras garrafais, escrito com aquelas canetas que agora não me lembro o nome, mas na minha infância tinham o nome de "canetinhas", feito de acordo com que a situação exigia.(depois eu conto essa)

Bom entro no correio e óbvio, pego fila, já na fila começei a reparar que a única pessoa que estava com um envelope nas mãos era EU, observando os clientes que estavam na minha fente, eu vi pessoas pagando contas de telefone, boletos bancários etc ... e me questionei se realmente havia entrado no lugar certo, vai saber né, derepente não deu tempo de trocar o letreiro e agora aqui é uma casa lotérica, ou algum banco que eu não conheço. Derrepente ouvi : PROXIMO ! E parei de questionar o que era aquele lugar, até porque não havia mais tempo para correr e confirmar se ali ainda funcionava uma agência dos correios, havia chegado a minha vez .

Entreguei o envelope a atendente, que me perguntou :

- Carta normal senhora ?(Já pensei logo, senhora a PQP!)

- Não. Preciso que seja registrada.(longos minutos de espera...)

-Senhora, o CEP não confere.(aqui já esqueci do senhora e respectivamente do PQP!)

- Como assim não confere? Eu peguei esse CEP no site de vocês.(cacete!!!!! só me faltava essa!!!)

- Senhora, o CEP não confere.

- E como eu faço agora ? No site só tem esse CEP, você não tem como ver ai ?

-Não Senhora! Não consultamos CEP de rodovias, eu não tenho acesso!

Pronto! Já estressei. Realiza! Se a atendente dos correios , não tem acesso a consulta de CEP'S que o próprio correio fornece, imagine EU uma simples mortal?

- Senhora.Senhora?

- Oi, desculpe.

-A senhora pode ir ali, e procurar o CEP.

Quando olho para onde é o "ALI" que ela esta me apontando...acredite se quiserem, ele me mostrou dois livros que mais pareciam biblias, tipo versão atualizada e revisada dos últimos 2000 anos.

Não acreditei na cena. Mas respirei fundo, e lá fui procurar o bendito do CEP e pensando : O que será que ela faz aqui ? Não pode nem fornecer um CEP ? Devia trabalhar em banco, porque pagar as contas de todos que estavam na minha frente ela fez ... e blá, blá, blá , meu cérebro não parava, mau conseguia ver as letrinhas na bendita biblia. Resolvi me concentrar e acabar logo com aquilo.

Depois de folhear aquele trambolho de vários modos, desisti!!!!!!!!! (quase desisti, sou brasileira)

Jamais descobriria um CEP ali, aquilo parecia extrato bancário , cheio de siglas, que você só sabe o que elas fazem , porque cada vez que aparecem descontam R$ 1,30 / 5,20 mas você não faz a menor idéia do que são. (muito menos seu Gerente, vai por mim)

Esperei para poder perguntar a "Mocinha " como encontrar um CEP naquele livro.

-Mocinha? Pode me ajudar?Como encontro um CEP aqui?

-Não sei senhora , mas na 1º página tem as instruções.

(NÃO, NÃO NÃO !!!!!!!!!! PQP!!!!!MEU DEUS EU VOU ESGANAR ELA!!!!!!)

Ok, voltei aos livros e li o manual de instrução(o que levou pelo menos mais 20 minutos), e depois de mais uns 15 minutos encontrei o CEP, que variava para números pares e para números ímpares, por se tratar de rodovia.

AGORA É DE F.....!



O PRÉDIO DA CPFL É S/N!!!!!!!!!!!!!

La vai Eu de novo :

- Mocinha! Vou colocar os dois CEPS e tal , blá blá,blá, pode ser ?

-Pode sim senhora.

-Mochinha!Será que poderia me vender um envelope , para que eu troque este e coloque os respectivos CEPS, para que não fique rasurado etc.., essa carta vai para o setor júridico.

-Não temos envelopes senhora!!!



-@#$% @#$%&*((#@@#%$@#$#$@#%¨&*!!!!!!



Acredite se quiser!